sexta-feira, 13 de maio de 2011

Algumas palavras para os meu amigos vestibulandos...

Já tem um tempinho que fiz um texto sobre "vestibulandos". Como no meio do ano muita gente estará fazendo o vestibular, então resolvi postar aqui. Espero que gostem.



Vestibulando

Não é difícil reconhecer um estudante. Geralmente está fardado, com a camisa do colégio e alguma peça jeans. Carrega uma mochila, bolsa, ou no mínimo, um caderno. Anda em grupo, e aparece em horários pré-programados: antes da 7:00, entre 11:30 e 13:00, ou ainda depois da 17:00. Em algumas ocasiões, até mesmo tarde da noite, é possível encontrá-lo. Mas há um “tipo” de estudante que de sobremaneira chama a atenção. É o vestibulando.
            No vestibulando nota-se um “ar” diferente. Um paradoxal misto de alívio e aflição. Alívio porque está prestes a concluir o ensino médio, irá se despedir da fase colegial da sua vida. Aflição, por causa do tão falado vestibular, que aparece em sua mente com letras garrafais e luzes de neon. Sim, esse é o motivo de sua preocupação, e também de todo o seu empenho.
            Um vestibulando que realmente mereça essa alcunha utiliza quase que 90% do seu tempo com o que será o seu maior desafio, o seu divisor de águas. Essa preparação o consome de tal maneira, que as reações são as mais estranhas. Estresse, gritos, olhos vermelhos, sonolência... Que dirá das modificações no corpo: Engordar, por comer a mais para tentar relaxar, ou emagrecer, por parar de comer, já que não tem tempo. Até mesmo em sonhos, consegue ver-se estudando, ou resolvendo uma prova.
            É evidente que todo esse empenho merece uma recompensa. E não é uma recompensa qualquer. É algo de grande valor, talvez o maior de todos até então. O vestibulando está à espera do seu próprio caminho. O caminho por onde construirá sua vida. Agora, será ele e ele mesmo. Será aprendiz, não mais dos pais, e sim de si próprio. O título, a coroa de louros, a recompensa tão esperada é ser chamado de universitário. Sim, também com letras garrafais e luzes de neon. Parece tirar um peso de suas costas ao ouvir soar essa palavra. Sim, sagrou-se vencedor, finalizou mais uma etapa da vida. Agora, coloca em sua mente, que em todo final, há sempre um novo começo.


                                                                    Moysés Azevedo Silva Júnior

4 comentários:

  1. Eu me incluo totalmente nesse texto.rs...

    ResponderExcluir
  2. Idem...aushauhsuahs'
    Muito bom, eu amei, você escreve muito bem.
    Realmente tocante e verdadeiro, é o que estou vivendo! u.u
    Parabéns Moy! (:

    ResponderExcluir